sexta-feira, dezembro 29, 2006

Paialvo contra enceramento da extensão de saúde

A população da freguesia de Paialvo está a preparar acções de protesto contra o anunciado encerramento da extensão médica de Carrazede.
Sucedem-se as reuniões e as tomadas de posição, mas o ponto alto da contestação terá lugar no sábado, pelas 15 horas quando a população se reunir para manifestar a sua posição e decidir as formas de luta.
Entre os mais contestatários há quem defenda o corte da linha do Norte.
Ontem o presidente da Junta, Custódio Ferreira, reuniu-se com o director do Centro de Saúde de Tomar, Urbano Figueiredo, tendo sido confirmada a decisão da saída da médica e a manutenção da enfermeira naquela extensão de saúde que serve mais de 1500 utentes.

(comente)

Edição n.º 940

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Edição n.º 939

sexta-feira, dezembro 15, 2006

MEGA-OPERAÇÃO DA ASAE NO MERCADO MUNICIPAL DE TOMAR

Apreensão de roupa contrafeita, de perfumes de marcas que origem duvidosa, de DVD e CDs piratas foi o resultado da operação realizada na manhã desta sexta-feira no mercado municipal de Tomar.
Os inspectores da ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica foram acompanhados pelo Corpo de intervenção da PSP e pela Brigada de intervenção da PSP, num total de cerca de 50 pessoas.
A operação começou cerca das 11.15 horas e terminou perto das 13 horas.
No mercado o ambiente era de tensão perante o grande aparato policial. Alguns feirantes queixavam-se que este ambiente afastava os consumidores.

(comente)

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Edição n.º 938

quarta-feira, dezembro 13, 2006

ESTRADAS DE PORTUGAL DIZ QUE EUCALIPTO ESTAVA PODRE

O polémico abate do centenário eucalipto em Ceras, na fronteira entre os concelhos de Tomar e Ferreira do Zêzere continua a fazer correr muita tinta.
Na edição de hoje do Correio da Manhã, António Freitas levanta novamente o problema do abate da árvore que, na sua opinião, era desnecessário defendendo sim uma poda dos ramos que oferecessem maior perigo.
A Estrada de Portugal, através do Gabinete de Comunicação e Imagem, argumenta que o eucalipto estava podre e foi cortado "por razões de segurança".
O protesto de António Freitas e a resposta da Estradas de Portugal podem ser lidos aqui:
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=224113&idCanal=152
(comente)

CONVENTO DE CRISTO CANDIDATO A MARAVILHA

Começou a votação para eleger as "sete maravilhas de Portugal". A ministra da Cultura foi a primeira e votar e escolheu o Convento de Cristo em primeiro lugar.
Para Isabel Pires de Lima o Convento de Cristo é a "a jóia da coroa de todos os que foram apresentados" e lamentou que este monumento "não tenha sido devidamente tratado" na votação para o ranking mundial, da qual não faz parte qualquer monumento português.
Durante sete meses os portugueses vão poder votar pela Internet (http://www.7maravilhas.pt/) e escolher, entre uma lista de 21 monumentos, as "sete maravilhas de Portugal".
No dia 7 de Julho de 2007 serão anunciados em Lisboa os resultados do concurso não só a nível nacional ("sete maravilhas de Portugal") como também das "sete maravilhas do mundo"
Da nossa região outro monumento que está na corrida é o castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha. Ao todo são 21 os candidatos, entre os quais está o Mosteiro dos Jerónimos, o Palácio da Pena, a Torre de Belém, Mosteiro da Batalha, entre outros.

quarta-feira, dezembro 06, 2006

RUAS DE TOMAR SEM ILUMINAÇÃO DE NATAL

"Não vai haver iluminação porque a firma que adjudicou a obra não cumpriu o prazo, pelo que entendemos – ACITOFEBA e Câmara municipal – que não haveria iluminação". A explicação é de Francisco Faria, presidente da ACITOFEBA – Associação de comerciantes e industriais dos concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.A empresa em questão é a "Som Ideal" de Castanheira de Pêra, responsável pela iluminação das ruas da cidade no ano passado."A empresa comprometeu-se a colocar a iluminação até ao dia 1 de Dezembro mas o que é certo é que chegámos a dia 30 e nada tinha feito", acrescentou Francisco Faria.


Noticia integral na edicao de "O Templario"


(comente)

NOVA PONTE DE TOMAR AVANÇA PARA CONCURSO PÚBLICO

Será lançado ainda este mês o concurso público para construção da nova ponte sobre o rio Nabão, na zona do Flecheiro, em Tomar. A obra tem como preço base 2 milhões e 382 mil euros+Iva. O projecto inicial da empresa Perry da Câmara e Associados, apresentado publicamente na Biblioteca Municipal de Tomar em Setembro de 2004, sofreu ligeiras alterações.Inicialmente previa-se que a ponte desembocasse quase ao cimo da rampa do mercado, mas o projecto final rebaixou o final da ponte para o meio dessa rampa. De qualquer forma a nova travessia terá cerca de 70 metros de extensão assentes em dois pilares.


Noticia integral na edicao de "O Templario"


(comente)

CONVENTO DE SANTA IRIA EM RISCO DE RUIR

"O Templário" foi o único jornal a acompanhar a visita que o Executivo Camarário de Tomar efectuou ao Convento de Santa Iria na segunda-feira.
O monumento, classificado como imóvel de interesse público, está em risco iminente de ruir, conforme constataram os autarcas que não arriscaram subir ao 1.º andar. O telhado de uma das divisões já ruiu totalmente.

(comente)

Edição n.º 937